SAIBA MAIS...

______________
 HISTÓRIA

 BIXIGA
 N. S. ACHEROPITA
 CASA DA D. YAYÁ

Venha conhecer o Bixiga!

 

Conheça a Cantina Roperto!

 

Escadaria do Bixiga

Ao lado da Praça Dom Orione, fica a escadaria que une a parte baixa do bairro na Rua Treze de Maio, à alta na rua dos Ingleses, dando acesso acima ao Museu do Óculos, Museu Memória do Bixiga e Teatro Ruth Escobar, e abaixo às famosas cantinas italianas e feira de antiguidades. A escadaria já foi palco de muitos filmes e peças publicitárias.

Escadaria do bixiga

 

Casa da Dona Yáyá

O imóvel, que foi uma das primeiras chácaras do Bixiga, tornou-se propriedade de dona Sebastiana de Mello Freire em 1925, órfã rica que apresentou sinais de demência e viveu o resto dos seus dias no sanatório particular ali construído pelos seus tutores. Nessa época, o Bixiga eram campos nos “arredores”de São Paulo”. Pertence ao patrimônio da USP desde 1972, e hoje sedia a Comissão do Patrimônio Cultura da USP, que o transformou em um centro cultural principalmente musical, após cuidadosa restauração. Rua Major Diogo, 353 - CPC/USP Fone 3091 3252

Casa da Dona Yayá

 

Arcos da Rua Jandaia

Tombados pelo conselho municipal de patrimônio histórico como de preservação integral, a monumental obra na Rua Jandaia, sobre a 23 de Maio, o Muro dos Arcos foi descoberto quando a prefeitura demoliu as edificações que ali haviam. Supõem-se que tenha sido construído no século XIX para proteção contra enchentes.

aRCOS DA rUA jANDAIA
 
 
 
 
 
 

  Idealizado por:
Roperto, Roperto,Roperto & Oka